5 dicas para escolher a clínica de reabilitação mais adequada

Compartilhe

Diante da necessidade evidente de uma clínica de reabilitação, é importante não apenas encontrar um centro de recuperação de dependentes químicos e/ou alcoólatras, mas escolher o que seja mais adequado, pois isso faz toda diferença. Confira, portanto, 5 dicas essenciais para escolher uma clínica de tratamento da dependência química que ofereça o maior potencial a você ou seu ente querido de vencer o vício e voltar ao convívio social livre das drogas!

Dica 1: evite clínicas de recuperação gratuitas

Uma das dicas mais importantes no que diz respeito à internação de dependentes químicos é evitar clínica de reabilitação gratuita já que um indivíduo viciado seja em drogas ou em bebidas alcoólicas precisa de cuidados clínicos e uma série de recursos bem como de um lugar bem estruturado. Não se trata de apenas internar o usuário, mas de entender que a dependência química é uma doença e, além disso, o paciente precisará comer, ter suas roupas lavadas, dormir, fazer terapia e ter um tratamento individualizado. 

Dica 2: localização da clínica de reabilitação

O ideal é escolher uma clínica de recuperação localizada em área mais afastada dos centros urbanos, distante de tudo o que possa remeter a qualquer gatilho, ao que servia de incentivo ou motivação ao uso de drogas e/ou álcool. Um indivíduo viciado precisa estar em um local afastado, onde passará pelo processo de desintoxicação e criará novos hábitos de vida com a ajuda da clínica de reabilitação, sendo conscientizado acerca da doença e de como viver em lucidez e sobriedade.

Dica 3: programa de reabilitação eficiente e seguro

Certifique-se de que o centro de recuperação para dependentes químicos e alcoólatras em Recife oferece um programa de reabilitação com segurança e de eficiência, ou seja, que se trata de uma clínica de reabilitação de credibilidade e confiança. Os profissionais que ali atuam possuem formação na área? Há pelo menos um médico, psiquiatra e psicólogo bem como enfermeiros disponíveis? Tudo isso é importante de ser observado antes da internação voluntária ou compulsória de dependentes químicos.

Dica 4: tratamento medicamentoso

Mediante a ausência da droga ou do álcool, os sintomas de abstinência podem ser muito difíceis de suportar e, por isso, é comum ser prescrito pelo médico da clínica de reabilitação um tratamento medicamentoso para dependentes químicos. À família cabe estar atenta e ser informada sobre quais medicações serão administradas ao paciente bem como se há um especialista na área a frente disso.

Dica 5: Pós tratamento da dependência química

Verifique se a clínica de reabilitação para dependentes químicos oferece um programa pós tratamento já que, enquanto está internado, o paciente tem todo suporte e auxílio de diversos profissionais, mas ao sair da clínica de recuperação, estará por conta própria de volta às atividades do dia a dia. O ideal é que o centro de tratamento da dependência química e alcoolismo continue a disponibilizar acompanhamento depois que o tratamento de internação for finalizado.
Levando em consideração tudo o que lemos acima, indicamos a CT Nova Aurora para o melhor tratamento para Dependentes Químicos e de Álcool.