Última atualização: 9 de junho de 2020

Meu Carro não liga, o que pode ser? (Erros mais comuns com solução)

Compartilhe

Seu carro não quer ligar? Veja quais os possíveis problemas e como você pode resolve-los! 

Tentando ligar o carro
Tentando ligar o carro

Você acorda pela manhã, se prepara para ir ao seu trabalho, vai até seu carro, põem a chave no contato, vira mais o carro não liga. Esse é um problema muito comum, seja ele em carros novos e principalmente nos carros mais velhos. 

Mas o que fazer quando o carro da algum problema, como resolver se isso acontecer? Muitas pessoas não entendem muito sobre carros e o que pode estar acontecendo com ele, por isso vamos falar dos problemas mais prováveis e como você pode resolve-lo. 

Carro flex. Tanquinho de partida a frio. 

Está frio e é de manhã, você tenta ligar o seu carro para ir até seu compromisso mais não tem reza que o faça pegar. 

Se seu carro é flex e tem o famoso tanquinho de partida a frio pode estar a e o seu problema, se você só utiliza etanol no seu carro, muito provavelmente você deve ter esquecido de colocar gasolina no tanquinho de partida a frio. 

O etanol precisa de uma temperatura maior para fazer a queima do mesmo dentro do motor, por isso você pode ter essa dificuldade, diferente da gasolina que precisa de uma temperatura menor para realizar a queima e assim funcionar o motor. 

A solução para esse caso em especifico é bem simples, basta você colocar gasolina no tanque de combustível ao invés de etanol, ou colocar gasolina no tanquinho de partida a frio. 

Meu carro é flex está com gasolina e mesmo assim não liga, o que pode ser? 

Essa serve para você que mesmo depois que colocou gasolina no seu carro e mesmo assim não foi o suficiente para ele ligar, caso isso acontece o problema muito provavelmente pode estar na bomba de combustível. 

Pode acontecer da bomba de combustível não funcionar mais, caso isso acontece, na hora de virar a chave o motor não vai receber combustível para funcionar. 

A solução nesse caso é comprar uma bomba nova e trocar a que está danificada, mas para isso você deve levar o seu veículo até um mecânico de sua confiança para que ele realmente veja se o problema está na bomba de combustível.  

O valor vai variar para cada carro, assim como a mão de obra do mecânico, mas em si o serviço não é complicado. 

Meu carro é flex, troquei de combustível e ele não liga mais. 

Isso é muito comum, as vezes você está rodando só no álcool, ou então só na gasolina, mas esperou até que ficasse quase sem combustível para abastecer, só que agora com um combustível oposto, no dia seguinte foi tentar dar partida e nada, o carro não ligou. 

Esse problema acontece quando o sistema não teve tempo o suficiente para reconhecer que o combustível abastecido é diferente do anterior, então quando você trocar o álcool pela gasolina ou vise e versa, rode com o carro pelo menos 15 a 20 minutos. 

Se você não fez nada disso e você está com esse problema neste exato momento, você vai ter que chamar um mecânico que tenha um aparelho scaner para resetar o sistema, só assim para o seu veículo funcionar novamente. 

Não consigo virar a chave do carro, o problema pode ser Ignição 

Se o problema for esse, vai ser muito simples identifica-lo. Após colocar a chave na ignição e ela não virar, o problema pode estar no leitor da chave ou até mesmo na própria chave. 

Para eliminar um dos problemas, pegue a chave reserva e tente girar, caso ela gire normalmente, o problema é mais simples, o seu problema está na chave. 

O problema na chave pode ser um dano físico ou simplesmente na parte da codificação, ambos simples de se resolver. 

Agora se você utilizou a chave reserva e nem assim ela girou as soluções podem ser muitas, caso nem uma delas funcione, o problema está no miolo de ignição, para tirar essa dúvida, tente girar a chave forçando o volante para um dos lados, é normal isso acontecer, o próprio sistema pode travar por algum motivo. 

Outra solução é você pisar na embreagem e virar a chave, alguns carros por segurança só dá a partida caso a embreagem esteja pressionada. 

Se você tentou tudo isso e nada deu certo, o problema pode realmente estar no miolo de ignição do seu carro, mas para ter certeza do problema, procure uma auto elétrica de sua confiança. 

Viro a chave do carro, mas o painel não acende  

Esse é o problema mais fácil de identificar, se você está virando a chave do carro, mas não acende o painel, luzes e nada que seja elétrico funciona, o problema está na bateria. 

Para resolver o seu problema é simples, basta comprar uma bateria nova para seu carro. 

Se sua bateria é nova, você não deixou rádio ou qualquer luz ligada durante o dia ou a noite toda, o problema pode estar no alternador do carro, ele é responsável pelo funcionamento de toda parte elétrica e do recarregamento da bateria quando o carro está ligado. 

Nesse caso, para resolver esse problema, somente com o mecânico, então procure um que seja de sua confiança para confirmar o problema e fazer a troca da peça se for necessário. 

Problema com combustível  

Pode parecer piada, mas muitas pessoas acabam esquecendo de colocar combustível em seus carros, mas em muitas vezes não é por mal, mas sim, por conta do marcador não estar funcionando corretamente. 

É muito comum, isso pode acontecer com qualquer um. Então se você tem alguma dúvida sobre isso, compre 1 litro de combustível e coloque no tanque, se ligar o problema é exatamente esse. 

Lembrando que andar sempre na reserva, pode danificar a bomba de combustível e uma hora o seu carro mesmo com gasolina, pode não ligar mais por conta disso. 

Isso sem falar que você corre o risco de parar na estrada ou na rua longe de qualquer posto. Lembrando que pane seca é passível de multa. 

Meu carro liga, mas fica falhando até desligar 

Se isso está acontecendo com seu carro, o problema pode ser na vela, se sua vela estiver com problemas, a queima do combustível não vai ser feita da maneira correta e isso pode prejudicar no funcionamento do motor, fazendo com que ele falhe até que desligue. 

Para identificar se o problema realmente é esse, leve o carro até um mecânico de confiança para que ele possa identificar que o problema seja realmente esse e assim fazer a substituição das velas danificadas por novas. 

Esse tipo de serviço é simples e na maioria dos veículos populares, tanto o serviço quanto a peça são baratos. 

Esses são os problemas mais comuns para o seu carro não ligar, em qualquer um deles sempre busque uma opinião de um profissional da área que seja de sua confiança.